Na quarta-feira (5), parlamentares da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), aprovaram as moções do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que solicitam apoio aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa o fim da escala 6×1 no mercado de trabalho. As moções serão encaminhadas ao senador Davi Alcolumbre (União) e ao deputado Hugo Motta (Republicanos).
O deputado destacou que 89% dos trabalhadores brasileiros já atuam na escala 5×2, enquanto apenas 11% permanecem na 6×1, representando milhões de brasileiros, especialmente catarinenses de baixa renda, muitos deles empregados no comércio, entretenimento e turismo. Ele argumentou que a redução da jornada de trabalho ampliaria a qualidade de vida dos trabalhadores.
A PEC, apresentada na Câmara dos Deputados em 25 de outubro, propõe a redução da carga horária de 44 para 36 horas semanais, com um máximo de oito horas diárias. Para ser aprovada, a proposta precisa de 308 votos na Câmara e, posteriormente, de 49 no Senado.
(Legenda: Objetivo é reduzir a escala de trabalho/Foto: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL).